Categorias:

5 dicas para tornar o trabalho home office mais produtivo

Dicas para ser produtivo no Home Office

Nos últimos anos, cresceu significativamente o número de profissionais que passaram a trabalhar em casa. Essa mudança de ambiente de trabalho tem como origem os mais diversos motivos. Entre eles, o desemprego, que faz com que as pessoas revejam a forma como estão lidando com a sua carreira.

O uso, cada vez maior, da internet e suas oportunidades para a geração de renda também motivou profissionais de diferentes áreas a trabalharem em casa, em novas formas de empreender e ter o seu próprio negócio. Para muitas empresas, funcionários trabalhando de casa oferece diversas vantagens.

No entanto, após a instalação da pandemia do coronavírus no país, o trabalho à distância, realizado na segurança do lar, se tornou ainda mais comum para todos esses perfis de profissionais. E se há diferentes vantagens de trabalhar em casa, existem também inúmeros desafios.

Para ajudar e superá-los e tornar o seu lar um local mais do que favorável à atividade profissional, confira, neste artigo, as 5 dicas para ser produtivo trabalhando home office.

1. Tenha uma rotina organizada 

2. Faça um planejamento periódico

3. Monte um espaço confortável 

4. Converse com os demais moradores

5. Invista em uma cadeira de qualidade

1. Tenha uma rotina organizada 

A primeira das dicas para ser produtivo trabalhando home office é ter uma rotina organizada. Afinal, não é porque você está fazendo os seus próprios horários que, agora, atuando profissionalmente do conforto do seu lar, não precisa mais se organizar.

Aliás, a organização nesse momento é elemento indispensável. Até porque sem isso, corre-se o risco da sua rotina se tornar uma bagunça e você não conseguir realizar as atividades que precisa. Essa dica vale tanto para quem está trabalhando para uma empresa ou por conta própria.

Com isso, recomenda-se definir horários para se dedicar a sua atividade profissional e, assim, no tempo restante, fazer as demais tarefas necessárias. Porém, isso não quer dizer que você deve seguir horários rígidos, como em um emprego tradicional.

Afinal, a flexibilidade de horários é uma das principais vantagens do trabalho home office para muitas pessoas. Mas ter uma referência vai ajudar você a ser muito mais produtivo e tornar o seu dia bastante dinâmico.

2. Faça um planejamento periódico

Mais uma dica importante é fazer um planejamento periódico do que deve ser realizado, sendo que esse plano pode ser a cada dia, a cada dois dias, semanal ou mesmo mensal. Claro, isso depende da atividade que você realiza e de como melhor consegue se organizar.

Independente da periodicidade escolhida, o essencial é que ao se sentar para iniciar o trabalho você já saiba o que deve ser feito e não ficar perdido, sem saber por onde começar. Isso com certeza faz com que se perca muito tempo, prejudicando a produtividade.

Desse modo, é possível, no final do expediente, já se planejar para o dia seguinte, anotando o que precisa ser realizado. Esse método pode ajudar até a relaxar depois de concluir o seu dia de trabalho, pois sabe que no dia seguinte vai começar a rotina com tudo previsto.

3. Monte um espaço confortável 

Outras das dicas para ser produtivo trabalhando home office é montar um espaço confortável para executar suas atividades profissionais. Mesmo que essa situação seja temporária, é fundamental contar com um ambiente calmo e tranquilo para atuar.

Caso contrário, essa experiência pode deixar muito a desejar e prejudicar até o seu emprego, caso seja contratado, ou suas chances de obter sucesso, se estiver por conta própria.

Mesmo quem possui pouco espaço em casa deve encontrar um cantinho onde possa se instalar com conforto, até porque essa é uma questão de saúde.

Então, além de contar com os equipamentos e móveis necessários e adequados, o espaço deve ser bem iluminado. Se não puder ser com luz natural, invista em lâmpadas potentes, podendo combinar com luminárias de mesa.

Quando possível, é importante que o seu home office fique ainda em um local mais reservado, o que vai contribuir com o desempenho das suas tarefas.

4. Converse com os demais moradores 

Para quem mora com outras pessoas, o grande desafio pode ser o de ter um pouco de sossego na hora de trabalhar à distância. Por isso, a melhor estratégia é conversar com os outros residentes da sua casa ou apartamento e falar da necessidade que você tem de um espaço tranquilo.

Mesmo quem possui filhos pequenos deve explicar a importância de não ser interrompido enquanto estiver trabalho. Essa é mais uma razão para criar uma rotina em sua vida, o que pode contribuir com a organização de toda a sua família.

Compartilhando as suas necessidades e pedindo a colaboração de todos é possível ter um home office para trabalhar em silêncio, sem interrupções e ser produtivo. E até mesmo aproveitar melhor os momentos de folga.

5. Invista em uma cadeira de qualidade

Cadeira KDRA Turim no Home Office

Qualidade de vida é um ponto central entre as dicas para ser produtivo trabalhando home office. Afinal, quando a pessoa fica mal ajeitada no seu local de trabalho, além de não atingir as suas metas diárias, corre um sério risco de desenvolver uma série de problemas de saúde.

Nesse sentido, é essencial investir em uma alimentação saudável e se exercitar com alguma frequência, além de fazer paradas durante o expediente para se alongar, comer um lanche, beber água, etc.

2 comentários em “5 dicas para tornar o trabalho home office mais produtivo

Os comentários estão encerrados.