Categorias:

Auxílio home office: uma ótima forma de recompensar o funcionário durante a pandemia

Auxílio Home Office como forma de recompensar o funcionário

Com a necessidade do distanciamento e isolamento social causados pela pandemia do coronavírus, muitas empresas tiveram de se adaptar ao “novo normal”. Para muitos, o ambiente dos grandes escritórios mudou para o home office, com reuniões virtuais e rotinas bem diferentes do que estavam acostumados. 

Mas a mudança de ambiente leva a um questionamento: como ficam os custos de energia elétrica ou internet, por exemplo? Custos estes que antes eram das empresas e, agora, são dos funcionários. Assim, surge o “auxílio home office”, uma forma das empresas compensarem seus funcionários por utilizarem seus próprios recursos para trabalhar. 

Para saber mais sobre o assunto, continue com a leitura deste artigo e, nos tópicos a seguir, entenda tudo a respeito do tema.

  • Como funciona o auxílio home office
  • Vantagens do trabalho home office para empresas
  • Dicas para iniciar o home office dos colaboradores

Como funciona o auxílio home office

Um significativo número de empresas de todos os portes e segmentos de mercado, como as startups, precisou transferir os seus colaboradores dos seus locais de trabalho tradicionais para o home office. Dessa forma, os profissionais passaram a realizar as suas tarefas em casa, de maneira remota.

Para grande parte desses funcionários que não possuem experiência com o home office, a mudança pode consistir em um imenso desafio. Afinal, para realizar a sua atividade profissional em casa, é preciso bastante disciplina e organização.

Da mesma forma, é preciso contar com equipamentos, móveis e outros recursos adequados para o seu trabalho remoto. Por isso recomenda-se que os empregadores arquem esse tipo de custo, facilitando o trabalho do funcionário. 

Além disso, recomenda-se que a empresa ajude com as despesas de energia elétrica, linha telefônica ou pacote de internet. Esse conjunto de benefícios ganha o nome de auxílio home office, permitindo um maior conforto e segurança para os empregados que atuam à distância.

O que está previsto em lei

A responsabilidade do empregador em casos de trabalho remoto está prevista em lei no artigo 2º da CLT. Nele, a empresa está proibida de transferir para o seu funcionário os custos da atividade econômica, em respeito ao princípio da alteridade.

Em outras palavras, o colaborador não deve arcar com nenhuma das despesas que envolvem a aquisição e manutenção dos equipamentos de trabalho. Assim, cabe ao empregador fornecer todos os recursos indispensáveis para que a sua equipe atue de maneira remota.

O mesmo acontece com os gastos, que são necessários para viabilizar a prestação de serviços, como energia elétrica, telefone e internet. Todos eles precisam ser ressarcidos ao empregado. Além disso, é recomendado que haja um acerto sobre as horas de trabalho.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, o horário de trabalho continua igual para quem for trabalhar em casa, apesar da CLT não dispor a respeito do tema. De todo o modo, por conta das atuais circunstâncias, a jornada se mantém a mesma que a de costume, no trabalho presencial.

A mesma regra se aplica ao horário de almoço e intervalos, que permanecem iguais. Portanto, em casa, o profissional pode seguir a rotina de sempre, ou seja, a mesma que teria em seu expediente normal, o que pode ajudar em muito na organização do seu dia a dia.

Vantagens do trabalho home office para empresas

Embora o trabalho home office não ter sido uma opção para muitas empresas, mas sim, a única maneira de continuarem funcionando, o trabalho à distância pode se tornar permanente. Afinal, ele oferece diversas vantagens, não só para colaboradores, como também para os empregadores.

Para os profissionais, os pontos positivos de trabalhar em casa é a possibilidade de não mais perder horas com deslocamentos, além de evitar os congestionamentos que provocam apenas estresse e que são bastante comuns nos grandes centros urbanos.

Com isso, desempenhar as suas funções do conforto do lar permite ainda mais qualidade de vida e até mais tempo com a família. Ou mesmo para cuidar de si mesmo, realizando atividades prazerosas. Dar maior atenção à alimentação também é mais fácil ao atuar remotamente.

E com a devida organização da rotina, é possível até dispor de tempo suficiente para a prática regular de exercícios e para se dedicar a outros compromissos e atividades. Já que tudo isso proporciona bem-estar aos empregados, a empresa também sai ganhando.

Isso porque funcionários com mais qualidade de vida e satisfeitos são mais produtivos, bem como realizam suas atividades com total qualidade. Então, trata-se de uma mudança benéfica para todos os envolvidos.

Dicas para iniciar o home office dos colaboradores

Para que o trabalho home office seja benéfico para ambas as partes, por outro lado, é essencial que haja uma transição adequada. Mesmo em tempos de pandemia, quando a mudança pode ser abrupta e falta tempo para uma organização prévia, é essencial haver bom senso de ambos os lados.

De modo semelhante, recomenda-se um nível maior de tolerância, já que para algumas pessoas essa transição pode ser mais difícil. Portanto, vale a pena rever horários e tarefas e se organizar com paciência para que todos possam entrar em sintonia e trabalharem juntos, mesmo à distância.

Como já dito, uma forma de garantir uma mudança de sucesso é oferecendo para os colaboradores os meios adequados para atuar. Nesse sentido, um dos itens mais importantes é a cadeira para o home office

Os profissionais precisam de um modelo apropriado, que atenda completamente suas necessidades, como conforto e ergonomia. Assim, é imprescindível buscar produtos de alto padrão, com ajustes, bem como encosto e assento cômodos.

Outros atributos, como ser giratória, é também uma forma de garantir uma maior produtividade da sua equipe, pois oferece uma melhor mobilidade. Para tanto, a KDRA têm produtos com ótimo custo-benefício, que são ergonômicos, confortáveis e muito elegantes para dar um toque especial ao home office.

Clique aqui e confira os modelos, todos pensados em contribuir com o desempenho de profissionais dos mais variados nichos de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *