Categorias:

Cadeiras decorativas e suas funcionalidades

Cadeiras decorativas para sala - Cadeira Novara

Na hora de compor seu ambiente de trabalho, lazer ou sua sala de estar, cadeiras decorativas são peças fundamentais para deixar o ambiente mais aconchegante. Principalmente quando falamos de cadeiras plásticas: além de serem leves e versáteis, costumam ser muito resistentes. 

Mas algo que não podemos abrir mão é de beleza e conforto. Na hora de escolher a sua cadeira opte por design diferenciado e cores que se destacam no ambiente. 

Nos tópicos a seguir vamos apresentar as principais características, formas de uso e como escolher sua cadeira decorativa. Confira:

Cadeira decorativa plástica

As cadeiras plásticas trazem inúmeras vantagens. Normalmente, este tipo de cadeira é muito leve e resistente, o que vai depender muito da matéria prima e processo de fabricação. É importante que o fabricante faça testes em laboratório para garantir que as cadeiras de fato são resistentes, evitando qualquer tipo de problema futuro. 

Outra vantagem é facilidade de higienização já que basta passar um pano com água e sabão ou limpador multiuso para deixar a cadeira totalmente limpa.

Praticidade e versatilidade são pontos que contam muito também. As cadeiras plásticas são leves para carregar e podem ser empilhadas, o que otimiza espaço e facilita na movimentação e disposição no ambiente. 

E por fim, mas não menos importante, há uma grande variedade de modelos, com diferentes designs e cores, que podem combinar com sua personalidade e harmonizar com o restante da decoração da sua casa, escritório ou área de lazer. 

Como escolher a sua cadeira?

Escolher uma cadeira decorativa ideal é um grande desafio, pois existe uma infinidade de modelos, cores e tamanhos. Alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de escolher a cadeira ideal são:

  • Design
  • Resistência
  • Motivo de uso
  • Ambiente

O design da cadeira decorativa vai muito da sua personalidade e decoração do ambiente onde ela vai ficar. Se não for amor a primeira vista, analise se ela possui design assinado e/ou se possui prêmios em concursos nacionais ou internacionais. A escolha da cor também é um desafio, pois ela precisa combinar com a decoração do ambiente. 

Não precisa nem falar do fato que a cadeira precisa ser resistente, feita de materiais de alta qualidade e testada em laboratório. Existem muitas cadeiras plásticas que podem ser muito bonitas, mas quebram com facilidade – com o risco até de machucar alguém. 

Também é preciso levar em conta o motivo de uso e ambiente. Cadeiras utilizadas para decoração em casa podem ser diferentes de cadeiras utilizadas em auditórios, áreas externas, restaurantes, etc.

Principais modelos de cadeiras decorativas

Existem diversos estilos de cadeiras decorativas plásticas no mercado. Aqui vamos falar dos modelos mais utilizados:

– Concha única

Tendência no mundo dos móveis, as cadeiras decorativas concha única são produzidas em estruturas interiças, obviamente no formato de uma concha. Elas são muito confortáveis e ótimas para decorar o ambiente – seja ele contemporâneo, retrô ou ainda um ambiente mais clássico. Por se tratar de uma única estrutura, é necessário que ela seja reforçada pois a área de contato com o corpo é maior. 

– Aproximação ou Operacional fixa

Estas cadeiras ficam normalmente na frente de mesas de atendimento em escritórios, para atender as visitas. Podem ser em forma de “S” ou outro formato, com assento e encostos separados e sobre uma estrutura metálica.

– Cadeiras coletivas

São cadeiras mais simples, normalmente com quatro pés e estrutura metálica. Muito comum em salas de esperas e auditórios ou praças de alimentação. Geralmente, podem ser compradas em kit com 2, 4 ou mais unidades, já que o valor agregado deste tipo de produto não é tão alto. Ainda assim, há opções no mercado para quem quer fugir do básico e prefere optar por produtos assinados, o que dá mais exclusividade ao projeto de ambientes.

– Cadeiras Universitárias 

Essas cadeiras são utilizadas normalmente em salas de aula. Elas são mais funcionais, com uma grade abaixo do assento para armazenar os materiais e uma prancheta para apoio de cadernos ou notebooks. Este tipo de cadeira geralmente é submetido a normas e regras de fabricação com a ABNT 14006 que trata exclusivamente de cadeiras e mesas escolares. As cadeiras podem ser fabricada em diversos tamanho, de acordo com a faixa etária dos alunos e os modelos podem ter estrutura metálica e assento, encosto e prancheta em polipropileno, madeira ou resina.

Ambientes e motivos de uso

Como são muito versáteis, as cadeiras plásticas servem para decorar vários tipos de ambientes. 

Área interna

Manter o ambiente interno prático e com uma decoração bonita nem sempre é uma tarefa fácil, mas com peças chaves é possível. Seja em quartos, sala de estar ou escritório, os móveis da área interna são fundamentais para para tornar o ambiente eficiente, e uma cadeira decorativa pode ser o que estava faltando na decoração. 

Área externa

Que tal deixar o seu ambiente externo mais aconchegante e garantir a elegância de um produto com design incrível? Afinal, assim como qualquer outro espaço da casa, a área externa também merece atenção. A beleza da área externa vai além dos tradicionais jardins com lindas plantas e árvores graciosas: a utilização de móveis apropriados pode deixar o espaço ainda mais bonito, além de prático. A cadeira para uso externo é uma ótima opção para isso, mas é preciso se atentar para alguns cuidados na hora de escolher a peça para sua decoração, como por exemplo, as dimensões dos móveis e o espaço disponível para o mesmo. Na hora da escolha, é importante ficar atento ao material do móvel, precisa se levar em consideração:

  • Exposição ao sol;
  • Chuva;
  • Ventos fortes
  • Maresia;
  • Granizo. 

Os móveis podem enferrujar ou se deteriorar facilmente se não for escolhido o material adequado. Procure dar preferência para materiais mais duráveis como madeira ou plástico. A área externa é um ótimo lugar para socializar com a família e os amigos ou fazer um churrasco num dia ensolarado, por exemplo. Por isso, optar por cadeiras decorativas próprias para o ambiente externo, além de funcional, pode ser uma peça coringa para a decoração. 

Escritórios

As cadeiras plásticas normalmente são usadas na frente da mesa do escritório para atender outras pessoas. Além de deixar o ambiente mais interessante e aconchegante, o fato de serem confortáveis minimizam o cansaço daquelas reuniões mais longas. Também podem ser utilizadas em recepções e esperas de escritório para oferecer mais conforto a clientes e visitantes.

Auditórios

Usadas não só em auditórios, mas também em arenas, teatros, etc. São desenvolvidas para apresentar o conforto adequado para eventos de longa duração, e ser utilizadas de forma simples ou multifuncionais (alinhadas lado a lado). Para oferecer mais conforto, estas cadeiras podem ser tapeçadas com espuma de alta densidade e revestidas com tecidos ou materiais sintéticos, como poliéster e couro ecológico. 

Salas de espera

Geralmente são os modelos chamados de cadeiras longarinas, que são cadeiras que trazem dois ou mais assentos na mesma estrutura de sustentação. Esses modelos para sala de espera apresentam um maior custo-benefício, pois se otimiza o espaço físico. Os modelos das longarinas também podem ser variados: 

Em terminais ou aeroportos – onde o fluxo de pessoas de é maior – o material de fabricação é o aço, para sustentar o uso diário e ainda serem fáceis de limpar.

Já em uma clínica médica, devem ser estofadas e confortáveis, com cores neutras que combinem com o ambiente.  

Onde comprar sua cadeira decorativa?

Existem diversas lojas de móveis, decoração, e especializadas em cadeiras – e a KDRA é uma delas. As cadeiras decorativas da KDRA são fabricadas no Brasil e testadas através de ensaios em laboratório. Além de contar com um design exclusivo, assinado e premiado, são produtos de altíssima qualidade dentro das normas ergonômicas.  

Aqui na KDRA você encontra a cadeira plástica ideal para decorar o seu ambiente preferido. Conheça conheça todo o nosso catálogo acessando https://www.kdra.com/cadeiras/cadeiras-decorativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *