Categorias:

Dicas de decoração de apartamento pequeno

Decoração para apartamentos pequenos

As famílias estão cada vez menores, é o que diz estudo da Unfpa-ONU – Fundo de População das Nações Unidas. Segundo a pesquisa, em 1960, a média era de seis filhos por mulher. Atualmente, é de apenas 1,77.

Essa tendência reflete no tamanho dos apartamentos, que estão reduzindo. Além disso, hoje em dia, é comum que as pessoas optem por morarem sozinhas ou formarem casais sem filhos, então, a escolha por residências com dimensões menores é bastante comum.

Se por um lado, uma casa pequena é fácil de limpar e de manter, por outro, pode ser um desafio decorar do jeito desejado. A boa notícia é que existem muitos truques e dicas de decoração para apartamentos pequenos.

Gostou do assunto e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir.

  • Ambientes conjugados como decoração para apartamentos pequenos
  • Móveis sob medida para melhor aproveitamento do espaço
  • Espaços bem iluminados como decoração para apartamentos pequenos
  • Espelhos em locais estratégicos para oferecer amplitude aos cômodos
  • Aproveitamento vertical como decoração para apartamentos pequenos
  • Decoração minimalista para deixar ambientes mais amplos

Ambientes conjugados como decoração para apartamentos pequenos  

Espaços conjulgados

A primeira dica é aproveitar melhor os cômodos menores e conjugando os ambientes. Ou seja, instalando a sala de jantar junto à cozinha ou deixando no mesmo espaço tanto a sala de estar quanto a de jantar.

Essa dica permite que mesmo apartamentos pequenos possuam todos os cômodos necessários para melhorar o conforto dos seus moradores. E para fazer essa conjugação existem soluções eficientes, como a cozinha americana.

Esse tipo de cozinha ocupa pouco espaço pois, além de ser versátil, pois a bancada onde as refeições são feitas também é usada para prepará-las. Salas de jantar e de estar no mesmo ambiente também ficam bem charmosas quando são escolhidos móveis funcionais que ocupam pouco espaço.

Móveis sob medida para melhor aproveitamento do espaço

Os móveis sob medida são mais uma dica de decoração para apartamentos pequenos pois, com eles, é possível aproveitar todos os cantinhos de cada cômodo, encaixando peças e tornando a oferta de espaço maior.

Esses móveis são ainda mais vantajosos quando um dos ambientes têm um lugar onde os modelos convencionais não se encaixam. Além disso, possibilita que você tenha armários, balcões e outras peças com a quantidade de portas e gavetas que desejar.

Os móveis modulados também podem contribuir com o melhor aproveitamento dos espaços pequenos. Isso porque são vendidos em partes e você compra os módulos que forem necessários.

Gabinete para o banheiro, guarda-roupa para o quarto, armários e balcões para a cozinha e rack para home theater são alguns dos móveis com módulos fáceis de encontrar. Da mesma forma, os sob medida podem ajudar a decorar todos os cômodos.

Espaços bem iluminados como decoração para apartamentos pequenos

Residências com espaços reduzidos também são beneficiados com a iluminação certa, que ajuda a conferir maior amplitude. Além das cores claras e neutras, já citadas, janelas amplas, cortinas claras e a disposição adequada da iluminação artificial contribuem muito.

Por isso, vale a pena usar e abusar dos lustres, luminárias e spots de luzes, sendo esses últimos, grandes aliados da decoração, pois são luzes indiretas, que podem ser direcionadas para quadros e outros objetos. Servem ainda para deixar o ambiente mais confortável, já que podem conter luzes quentes.

E mais, vale lembrar que ambientes bem iluminados são essenciais na hora de ler um livro ou qualquer outro material, bem como estudar e trabalhar no computador. Portanto, espaços bem iluminados não só oferecem amplitude para o seu cômodo como também qualidade de vida.

Espelhos em locais estratégicos para oferecer amplitude aos cômodos

Mais uma dica de decoração para apartamentos pequenos é usar espelhos que, assim como as luzes, conseguem deixar qualquer ambiente parecendo maior e, assim, oferecer um espaço mais convidativo. Mais uma vantagem deles é que podem estar em diferentes lugares.

Além dos espelhos comuns em banheiros e quartos, podem ser instalados na sala de jantar, sendo que nesse caso é possível escolher um móvel do tipo buffet ou outro que já venha com um espelho ou que tenha as suas portas espelhadas. Cristaleiras espalhadas também funcionam bem.

Nos quartos, os guarda-roupas podem ter as suas portas espelhadas (elas também podem ser de correr, assim, não ocupam espaço ao serem abertas). E claro, no banheiro pode haver um espelho maior que o tradicional, ocupando grande parte da parede.

No hall de entrada e mesmo nos corredores, os espelhos combinam com os aparadores, sem contar que oferecem muita elegância para a decoração.

Aproveitamento vertical como decoração para apartamentos pequenos

Essa dica de decoração para apartamentos pequenos é também uma dica de organização, o que é essencial em cômodos pequenos. Consiste em aproveitar ao máximo todos os espaços verticais, ainda mais se o pé direito do seu apartamento for alto.

Para tanto, nichos e prateleiras são grandes aliados. No banheiro, por exemplo, se estiver faltando espaço, é possível colocar um desses móveis acima do vaso sanitário. O mesmo pode ser feito na sala de estar, nas paredes vazias, sendo uma ótima forma de guardar livros e outros objetos.

No quarto, prateleiras podem substituir o criado-mudo e se acomodarem até mesmo acima da cabeceira da cama. Na cozinha, o espaço vertical pode acomodar armários aéreos. Assim, consegue-se até mesmo deixar o chão mais livre para uma boa circulação.

Decoração minimalista para deixar ambientes mais amplos

Ambiente Livorno

Decorar no estilo minimalista é uma boa pedida como decoração para apartamentos pequenos. Isso porque se trata de um estilo que dá prioridade à simplicidade, sendo que a sua máxima é “menos é mais”.

Para tanto, são usados apenas móveis funcionais e práticos, que possuam utilidade no dia a dia, já que o estilo minimalista prioriza a amplitude dos espaços, com conforto e bom gosto. Nesse sentido, recomenda-se a preferência por cores claras e neutras, que ajudam a deixar os ambientes mais amplos.

Todas essas características combinam perfeitamente com as residências menores, evitando que os seus moradores se sintam apertados, mas sim, em um local aconchegante e bem organizado. Portanto, avalie o que realmente tem serventia e evite encher os cômodos com peças pouco práticas.

O mesmo serve para a decoração, assim, deve-se reduzir o número de elementos decorativos ou espalhá-los em vários cômodos e não deixar em só um lugar. Mesmo com todos esses cuidados, é possível ter uma decoração charmosa e mesmo utilizar tons quentes, porém, de preferência, nos detalhes.

O que achou destas dicas de decoração? Aproveite para conhecer a linha de cadeiras decorativas da KDRA, que além de lindas, possuem Design Assinado e são essenciais para apartamentos pequenos e aconchegantes.

Um comentário em “Dicas de decoração de apartamento pequeno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *