Categorias:

Diferença entre trabalho remoto e home office

trabalho remoto e home office

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as empresas vem seguindo os decretos dos órgãos de saúde. A recomendação é que o maior número de pessoas possível fiquem em casa, adotando o isolamento social. Com isso, muitos profissionais deram de cara com uma nova realidade: a necessidade de trabalhar em casa. E isso gerou muitas dúvidas para aqueles que não estavam acostumados com a nova rotina de trabalho. Uma das dúvidas mais recorrentes é sobre a diferença entre trabalho remoto e home office.

Queremos te ajudar a entender cada um deles, por isso neste artigo você vai encontrar:

  • Principais diferenças entre trabalho remoto e home office
  • Competências para trabalhar à distância
  • Os principais benefícios do trabalho remoto
  • O melhor formato para sua empresa

Principais diferenças entre trabalho remoto e home office

Diversas empresas precisaram adaptar as suas rotinas para garantir a segurança e a saúde nos tempos atuais. Podemos listar algumas vantagens, como a praticidade, a flexibilidade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Porém, existem os desafios, como a dificuldade de concentração, a falta de rotina e a solidão. Confira as principais diferenças entre o home office e trabalho remoto:

O local de trabalho

trabalho remoto e home office

O home office, como o nome já diz, consiste em trabalhar em casa. Neste caso, o profissional pode criar um ambiente com uma estrutura adaptada de escritório, ou apenas ajustar a sala ou quarto para trabalhar nesses espaços. O ideal é sempre que haja um espaço separado, e nunca trabalhar em ambientes pouco confortáveis, como o sofá e a cama. É indicado escolher um lugar específico para realizar suas atividades, isso facilita na organização da rotina e auxilia na eficácia das tarefas diárias. 

Já o trabalho remoto, engloba diversas possibilidades, e você pode escolher o local dependendo do que for mais conveniente e produtivo naquele momento. Isso significa que você pode escolher trabalhar:

  • Em casa;
  • Espaço de coworking;
  • Escritório da empresa;
  • Em um café;
  • Biblioteca, etc.

A estrutura do espaço de trabalho remoto

A estrutura básica de trabalho inclui: uma boa internet, mesas e cadeiras adequadas. Se você não possui isso no seu home office, o “trabalhar em casa” pode se tornar um problema, pois a estrutura do ambiente de trabalho influencia para que o profissional seja mais produtivo ou não. 

Por isso, o trabalho remoto torna-se uma opção mais interessante, pois ela possibilita que você escolha o espaço que possua a estrutura mais adequada – um coworking, por exemplo, geralmente costuma oferecer uma estrutura completa com móveis adequados e até uma iluminação mais propícia. 

Convivência com os colegas

trabalho remoto e home office

No home office o contato com colegas de trabalho se dá somente através de ligações e videochamadas, já que todo o contato é feito cada um em sua casa, o que acaba dificultando o encontro presencial. Enquanto no trabalho remoto as pessoas têm a oportunidade de se encontrar pessoalmente, utilizando estruturas de coworkings ou mesmo cafés. Se a equipe de profissionais trabalha remotamente ou de maneira híbrida, é possível que sejam agendadas reuniões presenciais. 

Um ponto negativo para as pessoas que trabalham em home office é que elas ficam trabalhando sempre em casa sozinhas, sem contato com outros colegas. E esse tipo de coisa pode até ocasionar doenças psicológicas. 

Competências para trabalhar a distância

Seja no trabalho remoto ou no home office, as mudanças no cenário profissional foram grandes. Com eles vieram algumas vantagens e desvantagens. Uma das vantagens é que o trabalho remoto requer menos investimentos, por outro lado algumas habilidade como a de comunicação se torna mais necessárias. Separamos algumas competências essenciais para o trabalho a distância. Confira:

Boa comunicação

Como já mencionamos, a comunicação é uma competência indispensável quando se trabalha a distância. Seja no home office ou no trabalho remoto, saber se comunicar bem é uma habilidade essencial para um trabalhador remoto. Seja no caso trabalho home office (videoconferências, e-mails ou conversas mais informais sobre o dia-a-dia do trabalho) ou no trabalho remoto (para receber clientes e fazer reuniões em salas privativas ou escritório compartilhados) .

Gerenciamento de tempo

Trabalhar em casa ou em um coworking requer muita disciplina. É necessário saber gerenciar o tempo e determinar horários para o trabalho e horários para o lazer. Evitar a procrastinação e também o desgaste devido ao estresse e excesso de trabalho.

Senso de prioridade

O senso de prioridade é outra habilidade necessária para o trabalho remoto. É preciso ser muito organizado e desempenhar as atividade de acordo com aquilo que é mais importante e/ou urgente. Anotar as tarefas em uma agenda pode ajudar a priorizar as tarefas; existem também ferramentas tecnológicas como aplicativos que servem para criar listas e auxiliar a priorizar as tarefas mais importantes.

Concentração

Trabalhar em casa traz uma liberdade e comodidade, mas é preciso tomar muito cuidado para não perder o foco. São várias as coisas que podem distrair como as redes sociais, jogos no celular ou ficar conversando com um amigo, por exemplo. É preciso ficar longe das distrações e ter concentração para que o seu trabalho renda. Uma dica para quem tem dificuldade de se concentrar no home office é trocar pelo trabalho remoto optando por trabalhar em um coworking. 

Dica: a Técnica Pomodoro é muito eficaz para ser mais produtivo no dia a dia. Inventada nos anos 80 por pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica consiste em se concentrar por 25 minutos seguidos e depois descansar 5 minutos – reiniciando o ciclo. No período de concentração é importante não se distrair com o celular, redes sociais, sites e outras que coisas que não tem relação com o trabalho. Para ter ainda mais precisão, utiliza um cronômetro para controlar o tempo ou utilizar algum aplicativo. Fonte: Descomplica.

Os principais benefícios do trabalho remoto

O trabalho remoto é uma ótima opção para algumas empresas e seus funcionários, confira alguns dos benefícios que ele oferece:

Trabalhar de qualquer lugar

O profissional tem a liberdade de trabalhar de qualquer lugar, ele pode escolher trabalhar em casa, num coworking, em um café ou qualquer outro lugar em que se sinta confortável e consiga cumprir suas funções profissionais. 

Promove a inclusão social 

O trabalho remoto facilita a contratação mais abrangente, pois ela elimina a distância, não limita a contratação por localidade. Facilitando por exemplo, a contratação de colaboradores com dificuldades motoras, afinal, o deslocamento diário não se torna algo obrigatório. 

Reduz os custos da empresa

Ao optar pelo trabalho remoto, a empresa dispensa custos com a infraestrutura, com água, luz, internet e aluguel caso exista. Uma ótima opção para as empresas que precisam ter um local fixo para encontros, é apostar nos coworkings, que trazem uma infraestrutura completa por um preço muito mais acessível. 

O melhor formato de trabalho para sua empresa

Depois de conhecer um pouco mais sobre as principais diferenças entre trabalho remoto e home office, você deve estar de perguntando qual é a melhor opção para a sua empresa e qual delas se encaixa melhor para a sua realidade, ou se ainda o trabalho presencial ainda é a única opção. 

Ambos os formatos são ótimos e trazem diversos benefícios para as empresas, porém, com algumas diferenças. Essa realidade ainda é nova e muitos empreendedores não têm conhecimento sobre o que é e quais são os benefícios que o home office e trabalho remoto podem trazer para a sua empresa. Afinal, muitas vezes pensam que precisam escolher entre dois formatos: o presencial (o trabalho tradicional) ou o home office, ou seja, sem compreender as vantagens do desse tipo de trabalho. É preciso analisar as vantagens e desvantagens e ver qual se adapta a sua empresa. 

O que achou das diferenças do trabalho remoto e home office? Aproveite para conhecer a linha de cadeiras giratórias da KDRA, seja no home office ou no trabalho remoto nossas cadeiras levam conforto e comodidade para você. Acesse agora: https://www.kdra.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *