Categorias:

Ergonomia no trabalho: qual a sua importância?

A ergonomia no trabalho pode ser uma grande aliada para as empresas, mas para entendermos a importância dessa ciência, primeiro precisamos entender o que é ergonomia. Ela auxilia na produtividade e bom desempenho, além de impactar no bem estar, saúde e segurança do colaborador. Entenda o que é ergonomia, onde usá-la e porque devemos saber mais sobre esse assunto. 

Neste artigo você vai encontrar:

  • O que é ergonomia?
  • Onde a ergonomia se aplica?
  • Qual a importância da ergonomia no trabalho?
  • Quais os benefícios da ergonomia no trabalho?
  • Como implementar a ergonomia no trabalho?

O que é ergonomia?

A palavra ergonomia tem origem grega, sendo que ERGO significa trabalho, e NOMOS significa regras, ou seja, ergonomia é a ciência que estuda as condições de trabalho.

A Associação Internacional de Ergonomia define como “A disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.”  Ela também divide a ergonomia em três categorias:

Organizacional;

Ela diz respeito a estrutura de trabalho da organização e as políticas de processos da empresa. Diz respeito às comunicações como: trabalho em grupo, satisfação no trabalho, supervisão gestão de qualidade e ética entre outros. 

Cognitiva;

Está relacionada aos processos mentais, o controle motor e como eles afetam as interações. Trata-se da carga mental de trabalho, desempenho e habilidade, interação homem-computador, treinamentos, erro humano entre outros. 

Física;

Tem haver com as respostas do corpo humano, a biomecânica da tarefa. Estas respostas incluem movimentos repetitivos, lesões musculares, enfim, trata-se da segurança e da saúde. 

A ergonomia nada mais é que “a adequação da tecnologia, da arquitetura e do desenho industrial em benefício do trabalhador e suas condições ideais de trabalho”.

Onde a ergonomia se aplica?

Agora que compreendemos um pouco mais sobre o que significa ergonomia, precisamos entender onde ela se aplica. Apesar de estar associada ao trabalho, não é somente nele que a ergonomia pode ser aplicada. os estudos ergonômicos podem ser aplicados em diversos locais como:

  • Em casa;
  • Transporte;
  • Lazer;
  • Escola;
  • Trabalho. 

A ergonomia é aplicada em diversas áreas, inclusive em itens como computador, para diminuir o esforço mental. Alguns exemplos de como aplicá-la em sua empresa é através de: 

  • Intervalos;
  • ginástica laboral;
  • rotatividades de tarefa;
  • equipamentos ergonômicos. 

Qual a importância da ergonomia no trabalho?

A ergonomia no trabalho é fundamental para promover o bem-estar dos seus funcionários, além de ser obrigatório para sua empresa estar dentro da lei. A NR-17 é a norma regulamentadora sobre questões de ergonomia. Ela prevê que o empregador deve fazer a análise ergonômica no ambiente de trabalho, respeitando a segurança e o conforto dos funcionários. A empresa pode ser notificada, multada ou até ser interditada pela justiça do trabalho, caso descumpra a exigência na NR-17.

A importância da ergonomia vai além dos parâmetros legais, ela possibilita melhores condições de trabalho para os funcionários, o que resulta numa equipe mais motivada e satisfeita o que pode trazer um desempenho melhor.

Quais os benefícios da ergonomia no trabalho?

Quando a ergonomia é aplicada num ambiente de trabalho, ela traz inúmeros  benefícios, tanto para o funcionário quanto para a empresa. Confira alguns deles a seguir:

Produtividade

Com a aplicação da ergonomia torna-se o ambiente de trabalho mais adequado, com isso é possível aumentar a eficiência, motivação e disposição dos profissionais, o que por consequência aumenta a produtividade. Isso pode acontecer com pequenas mudanças ou ajustes no espaço como: melhorar a iluminação, trocar as cadeiras ou mesas do escritório. 

Evita doenças ocupacionais

Algumas doenças que levam ao afastamento dos profissionais como a dor na coluna devido à má postura, dores crônicas na região lombar, enxaquecas, tendinites ou  lesões por esforço repetitivo, muitas vezes são causada pela falta de equipamentos adequados para os funcionários, como: cadeira, mesa, suporte para monitor e apoio para os pés. 

Promove o bem-estar

As técnicas ergonômicas evitam o surgimento de doenças ocupacionais pois proporcionam saúde e bem estar ao colaborador, melhorando a qualidade de vida dos profissionais. 

Como implementar a ergonomia no trabalho?

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o que é a ergonomia e qual é sua importância, precisamos aprender como implementá-la no ambiente de trabalho. Separamos algumas dicas para te ajudar, confira:

Fazer um planejamento

A base de tudo em uma empresa envolve um bom planejamento, a ergonomia no trabalho também. O planejamento consiste em analisar o que há de errado e de certo para garantir a ergonomia na empresa. 

Conscientizar os colaboradores 

A ajuda dos colaboradores na implementação da ergonomia no ambiente de trabalho é fundamental. Uma ótima opção é oferecer treinamentos sobre as recomendações da ergonomia, detalhes como: postura ideal, objetos adequados e formas corretas de utilizar o computador. 

Mesas e cadeiras de trabalho

Em escritórios as principais preocupações quanto a ergonomia são as mesas e cadeiras, elas devem proporcionar uma postura ideal ao funcionário. As mesas e cadeiras não devem ser muito altas nem muito baixas, precisam permitir que a pessoa que esteja trabalhando nelas, fique com a musculatura tensionada evitando dores e lesões. 

Seguindo as regulamentações da NR-17, foram levados em consideração valores médios da altura da população brasileira, sendo possível definir a altura da mesa de trabalho ideal para garantir uma boa postura ao trabalhador. De acordo com os valores, a mesa ideal para mulheres deve ter 65 cm, enquanto para os homens, a altura ideal deve ser de 70 cm.

Cadeiras KDRA

Essas são apenas algumas dicas de como implementar a ergonomia no trabalho, aproveite para escolher a cadeira ergonômica mais adequada para você. A KDRA tem várias opções para o seu conforto. Acesse e confira: https://www.kdra.com/ 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *