Diferença entre trabalhar em casa e ter um negócio próprio

Trabalhar em casa pode significar muitas coisas e, hoje em dia, algumas pessoas quando se fala do “trabalhar em casa”, confundem o home office ofertado por muitas empresas, com o ter um próprio negócio. No atual momento da sociedade, os dois ramos cresceram muito: muitas empresas optaram por seus funcionários trabalharem em casa. E outras pessoas que perderam seus empregos abriram seus próprios negócios e estão trabalhando em suas casas. 

A seguir, confira alguns tópicos que vamos tratar neste artigo:

  • Trabalhar em casa x ter um negócio próprio
  • As vantagens de trabalhar de casa
  • Vantagens e Desvantagens de ter um negócio próprio

Trabalhar em casa x Ter um negócio próprio

Trabalhar em casa significa que o profissional não precisa ir até um local de trabalho formal. Apesar de, como já mencionamos, por muitas vezes as pessoas se confundirem, trabalho remoto não é a mesma coisa que ter um negócio próprio. 

Você pode ser funcionário de uma determinada empresa, ser um funcionário público ou ser contratado como freelancer e exercer suas atividades em home office em tempo integral ou alguns dias da semana, por exemplo. Nesses casos o colaborador deve cumprir as regras do empregador mas não precisa se preocupar com a gestão do negócio. 

Outra opção é se tornar um empreendedor, você criar seu próprio negócio e trabalhar em casa. Nesse caso se tem autonomia para gerir suas obrigações como horários e finanças, mas também assume a responsabilidade de gestão do negócio.

As vantagens de trabalhar de casa

As vantagens de trabalhar em casa são diversas, seja um trabalhador de uma determinada empresa ou que possua seu próprio negócio. Confira algumas delas:

Conforto e comodidade

Quando você trabalha em casa, existem algumas características que trazem conforto e comodidade, como: poder escolher a roupa mais confortável e organizar o ambiente de trabalho da forma que quiser. 

Mais tempo disponível

Trabalhar em casa facilita a flexibilidade de horários, em alguns casos você pode organizar o seu horário da maneira que achar melhor, além de não ter que se locomover até o ambiente de trabalho o que faz sobrar tempo para passar com a família ou realizar outras atividades como ir a academia por exemplo. 

Economia

Avaliar se trabalhar em casa pode ser mais econômico vale tanto para quando você é empregado de uma empresa, empregador ou se tem seu próprio negócio. Alguns gastos podem fazer total diferença como: gastos com transporte, alimentação em restaurantes, espaço físico entre outros. 

As vantagens de ter um negócio próprio

Poder trabalhar em casa no seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, e mais que isso tem sido a única alternativa para muitas pessoas que perderam o emprego devido a atual crise que estamos vivendo. 

Mas se você tem a oportunidade de escolher, deve estar se perguntando se vale a pena largar o emprego e trabalhar por conta própria, para isso deve avaliar as vantagens que ter seu próprio negócio oferece para você, nós separamos algumas para te ajudar a decidir. Confira:

Satisfação Pessoal

Trabalhar para si próprio pode ser muito gratificante, mesmo quando o empreendedor tem que trabalhar bastante, por muitas vezes mais do que num emprego convencional, porém, ele pode administrar seu tempo de maneira que concilie o tempo de trabalho com tempo de lazer e tempo para passar com família e amigos.  

Trabalhar com o que realmente gosta e por conta própria, significa uma maior liberdade, sentir maior satisfação com as realizações profissionais, além de conseguir perceber os frutos do trabalho de maneira mais efetiva, o que faz a satisfação pessoal ser maior que num trabalho diferente. 

Crescimento profissional

Ao trabalhar para si mesmo, você não depende de terceiros para o seu crescimento no mercado de trabalho, não depende de seus superiores para ganhar um aumento, por exemplo. 

Trabalhando no seu próprio negócio você depende de si mesmo, do seu esforço para ter crescimento profissional, quanto mais você se esforçar maiores serão seus resultados.

Ganhos financeiros

Ao contrário de um emprego onde você trabalha para outras pessoas e são elas que determinam seu salário, quando trabalha no seu próprio negócio é você quem decide, isso baseado nos seus lucros já que é você que decide quanto cobrar pelo seus serviços e trabalhos ofertados. 

Desvantagens de ter um negócio próprio

Para fazer uma avaliação melhor na hora de escolher abrir seu próprio negócio, é preciso estar ciente que existem desvantagens que  devem ser levadas em consideração na hora de decidir tornar-se um empreendedor. Separamos algumas das desvantagens, confira:

Os riscos são maiores

Quando você tem um empregador, também tem a certeza que receberá um salário no fim do mês, férias e outros benefícios e direitos trabalhistas.

Já quando você é dono do seu próprio negócio, existe uma série de incertezas com muitos altos e baixos, pois os ganhos podem variar muito de mês para mês. Quando você decide empreender deve estar ciente que os riscos podem ser inúmeros e avaliar. 

Responsabilidade

Sendo o dono do seu próprio negócio toda a responsabilidade do negócio recai sobre você. Por isso é essencial estar bem preparado quando decidir empreender. é necessário uma preparação acadêmica, financeira e também psicológica, para lidar com eventuais circunstâncias. 

Trabalho em dobro

Como já mencionamos, muitas vezes o empreendedor tem muito mais trabalho do que um empregado. Por não ter um horário fixo o dono da empresa pode escolher o seu horário livre mas em contrapartida se necessário, pode ter que trabalhar muito mais horas que teria num emprego convencional. 

Esteja preparado!


Existem inúmeras diferenças entre só trabalhar em casa e trabalhar em casa no seu próprio negócio. Se você está pensando em abrir o seu próprio negócio é importante entender todas elas, para não acabar se arrependendo. Mas em ambos os casos é preciso estar preparado e ter equipamentos que te auxiliem da melhor forma possível. Você encontra cadeiras de escritório que se encaixam no que você precisa na KDRA. Acesse nosso site agora e confira: kdra.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *